Como Decorar uma Sala Pequena ThumbnailComo Decorar uma Sala Pequena

A decoração de uma sala grande é sempre bem mais prática de ser feita. A gente pode ousar mais com tamanhos, alturas, cores, modelos, móveis que no final o resultado é impressionante, e o melhor, bem barato, custo bem baixo, mas não é porque sua sala é pequena eu você vai deixar de transformá-la com as melhores dicas que vamos dar a você para deixar sua sala aconchegante, confortável e simplesmente maravilhosa com dicas bem simples. Aumentar o tamanho da sala tem eu ser seu foco inicial e no final o ambiente tem que parecer grande e bonito. 

Esta decoração necessita de alguns cuidados, é os detalhes dela que irão fazer a diferença. São as principais dicas de Como decorar uma sala pequena que vão te ajudar a organizar e otimizar o seu espaço para deixar tudo bonito, com conforto e elegância para você curtir seus momentos de descanso ou receber seus convidados.

Atualmente são poucos os apartamentos que possuem sala de estar grande, cada espaço está sendo muito disputado pelos moradores eu precisam transformar sua casa em tudo que precisa ter, já que hoje não podemos mais fazer várias coisas nas ruas por causa da insegurança e espaço que não temos. Ter um apartamento que possui grande parte do espaço que a família precisa já ta de bom tamanho, porque é um desafio colocar tudo no mesmo espaço, muitas vezes temos que abrir mão de alguma coisa do projeto.

As pessoas acham um verdadeiro problema decorar sala pequena, e considera um desafio, mas nada de achar impossível, pois o mais importante neste ambiente é o planejamento bem detalhado. Existem vários estilos para você inspirar e aprender as principais dicas de Como decorar uma sala pequena: Bonita, Confortável, Descontraída, Personalizada, Neutra, Aconchegante, Moderna, Funcional, Alegre, Elegante, Organizada, Tranqüila, Simples, Ousada, Sofisticada, Moderna, Clássica, Prática, Clara, Tropical, Discreta, Serena,  Clean, Original, Alto Astral e Acolhedora.

Além de planejamento precisamos também de economizar espaço, organizar, colocar cores adequadas, móveis e acessórios com várias funções. 

Principais dicas de Como Decorar uma Sala Pequena:

1 - Menos às vezes é bem mais

No local pequeno, coloque o mínimo de móveis ou acessórios possíveis, assim ele irá te dar a impressão de maior. Coloque o extremamente necessário. Conheça alguns itens eu você pode usar sem medo de cair no excesso: Sofá, Poltrona, Cadeira, Puf, Painel de TV, Mesa, Tapete, Carpetes, Cortinas,  e alguns Objetos de decoração e Iluminação. Prefira uma decoração clean, ela vai dar a impressão de ser mais espaçosa a sua sala. Use menos objetos de decoração, assim não se sentirá sufocada e com impressão de desorganização e não use nada atrapalhando a circulação.

2 - Prefira espaço livre

Identifique todos os objetos que ninguém usa e elimine de sua sala, coisas velhas que acabam desvalorizando o ambiente e atrasando sua faxina no dia a dia com o acumulo de poeira. Use a parede para colocar os objetos necessários que acabam bagunçando sua sala.

 3 - Estilo de Decoração que mais valoriza sua sala

Escolha seu estilo eu pode ser Contemporâneo, Minimalista, Estilo oriental, Moderno. Os móveis de linhas retas sempre valorizam os espaços pequenos e dão a sensação de limpo e menos sobrecarregado.

4 - Sofá ideal 

Não utilize sofá grande demais e nem pequeno demais, escolha um que encaixa no espaço certo para ele. Uma dica é sempre tirar as medidas do local onde deseja colocar.

5 - Comece a comprar os móveis maiores primeiro

Ele irá te limitar em quase tudo, pois eles irão definir o restante do espaço e principalmente o que vai encaixar no espaço que sobrou. Lembre-se eu se não ficar legal, conforma planejou, é bem mais fácil mudar a posição antes de colocar tudo no seu devido lugar, e pode acabar algum não ficando bom caso faça mudanças.

Como Decorar Uma Sala Pequena

Como Decorar uma Sala Pequena

6 - Escolha sofá de linha reta e de cor lisa ou neutra. 

As cores neutras e clean dá impressão de ambiente maior e são mais fáceis de decorar e não deixa o ambiente sobrecarregado e combina facilmente com quase tudo.

7 - Não compre sofá de 2 ou 3 lugares

Estes modelos de sofá ficam perfeitos para salas grandes e médias, mas para as salas pequenas eles atrapalham o lugar de circular. Se precisar de local para sentar, compre puf, cadeira, banquinho

8 - Modelo de sofá: sem braços

Este ocupa menos espaço a amplia a visão do local, dando sensação de amplo

9 - Móveis com pés a vista

Dá visão de espaçoso para o local, aumenta o campo de visão e a pessoa acha que o local é maior do eu realmente ele é.

10 - Sala de estar decorada sem sofá

Use almofadas no chão, elas substituem o sofá, cadeira, puf, etc.

11 - Poltronas

Elas ajudam a ganhar espaço, porque são bem menores e ocupam bem menos espaço, além de ser muito bonitas principalmente as que giram caem muito bem em salas pequenas.

12 - Puf

Os pufs são bem confortáveis e peças importantes em ambientes pequenos dão uma comodidade e são multifuncional por servir de porta objetos 

13 - Mesas de centro

Escolha uma bem proporcional ao tamanho da sala eu deseja decorar, as retangulares ou redondas, use as de vidros ou acrílico.

14 - Tonalidade mais claras

Os tons mais claros dá ao ambiente a impressão de maior, mais espaço, amplia o tamanho do ambiente. As cores escuras dão uma sensação de ambiente pesado, deixa que ela seja menor do que seu tamanho real. Prefira os tons pastéis: creme, branco, rosa claro, lilás, bege e as cores mais próximas a estas.Se não quiser abrir mão da cor escura ou do papel de parede, use-o na parede da TV e nas outras paredes use as tonalidades mais claras.  Não use limitações no teto, rodatetos, semalhas, eles tiram a sensação de continuidade da parede, e na verdade você precisa de dar amplitude a ela.

15 - Moderno

Escolha coisas modernas para sua sala pequena, são mais fáceis de ser inseridos na decoração sem perder a sensação de amplitude, de espaço, são menos impactantes. O estilo minimalista tem design reto, sem detalhes exagerados que tiram a sensação de amplitude da sala. Une o sofisticado com o simples em um mesmo ambiente. 

16 - Móveis estreitos ou baixos

Escolha móveis que ocupa menos espaço tipo sofá pequenos, rack, painéis de TV , nichos nas paredes.

17 - Escolher dos móveis

Tente optar por móveis menos profundos, mais rasos, e principalmente mais claros, para não perder espaços importantes que talvez acabe com todo o seu trabalho de decoração.Lembre sempre de tirar a medidas antes de comprar, façam alguns testes antes de definir os móveis pra determinado lugar e prefira os que tem várias utilidades e retire tudo que seja inútil ao ambiente. 

18 - Móveis planejados é a solução 

Os planejados ajudam a manter os espaços disponíveis e encaixa tudo em seu local específico.

19 - Mantenha a Circulação Segura

Facilite a circulação, tire o que possa talvez causar acidentes e faça quinas em lugares mais prováveis de se acidentar.

20 - Distribuição dos móveis

Mantenha a passagem livre, sem risco de acidentes. Principalmente não atrapalhe as portas e janelas ou arranhe os móveis e estrague a pintura da parede encostando em locais inadequados.

21 - Espaço nos Corredores para circular

Apenas 60cm é a medida de circulação pra pessoa passar sem ficar empurrando o virando de lado. 

22 - Móveis e acessórios transparentes

Os transparentes são melhores móveis ou acessórios para usar em decoração de ambiente pequeno. Por serem transparentes, dão sensação de leveza ao espaço e se encaixam de forma bonita e despojada em vários estilos de decoração.

23 - A importância das medidas antes de comprar

É mais importante perder um tempinho verificando as medidas do que comprar sem medir e ter problemas para ajustar para fazer caber em um local bem menor. 

24 - Comece pela planta

Comece com régua e papel definindo o local e medida de cada móvel sem esquecer-se do local necessário de passagem das pessoas. Faça uma planta com medidas das paredes e dos móveis eu deseja comprar. Compre o extremamente necessário e depois veja os acessórios eu se tornaram necessários.  

25 - TV de eu tamanho comprar

A TV deve ser proporcional ao tamanho de sua sala. Ela não pode ser grande demais ou pequena demais em relação ao local onde pretende colocá-la, isso por causa da sua distância em relação a imagem da TV. Outra dica é escolher os modelos modernos e finos. Instale de forma organizada para não sobrar fios.

26 - Altura ideal para a TV

Os racks normalmente já vem na altura ideal, mas os painéis tem que ter muita atenção para não ficar desconfortável na hora usar a TV

27 - A TV no lugar certo

Nunca instale sua TV na frente de varandas, janelas, portas, básculas. Costuma ter reflexos por causa da claridade ou luz. Mas se não tiver jeito use as cortinas e persianas para te ajudar a resolver o problema.

28 - Painel de TV

Ele permite você aproveitar melhor o espaço, mas verifique antes o modelo da TV que tem ou irá comprar. Economize espaço, permaneça moderno e elegante.

29 - Paredes de cores claras

As cores claras são sempre as melhores escolhas em se tratando de espaços pequenos, dão sempre a impressão de lugar espaçoso.  As cores claras podem ser as de tons pastéis tipo Bege, Salmão, Marrom, Cinza, Castanho, Amarelo, Azul, e não precisa ficar na mesmice da cor branca ou marfim. Só tome cuidado na hora de escolher a cor da tinta, ela tem eu entrar e sintonia com a cor dos móveis e acessórios de decoração.

30 - Manter o neutro permite brincar com cores fortes nos acessórios

A pintura e móveis neutros permite você mudar o visual de sua sala várias vezes, e sua sala sempre vai ter um visual diferente. Deixe as cores fortes e coloridas para usar nos vasos, almofadas, quadros, etc. 

31 - Portas e janelas são sempre da mesma cor da parede.

Pinte janelas, portas, rodapé, teto da mesma cor da parede para dar a impressão de continuidade e de eu o espaço é bem maior.

32 - Portas inúteis

Elimine todas e ganhe espaço na sua sala, além de garantir mais conforto

33 - Derrubar Paredes Inúteis

Sempre consulte primeiro um engenheiro para saber qual a importância da parede, após orientação do profissional e com sua supervisão derrube caso seja necessário. Transforme sala de estar com sala de jantar, ou sala de jantar com cozinha, assim o espaço será bem mais valorizado. Só tome cuidado para não colocar em risco de desabamento ou causar acidentes mexendo na estrutura de toda a sua casa e a de terceiro.

34 - O nichos

Troque os armários gigantes em nichos de cores claras, as prateleiras de acabamento reto e modernas tornam o ambiente mais clean e com uma limpeza visual. Eles se tornaram peças fundamentais na decoração moderna, pois organiza, decora, ocupa pouco espaço e dá amplitude para sua sala. Aposte em poucas peças e utilize só as que forem extremamente necessárias na decoração

35 - Espelhos

Os espelhos são bem elegantes dão mais profundidade e amplitude a qualquer ambiente Só tome cuidado para não refletir uma imagem que desvaloriza sua sala, tipo fundos da casa do vizinho, banheiros, área de serviço.

36 - Quadros na Parede

Ocupa espaços inúteis mas eu causam mal impressão. Preenche os espaços e se tiver um espaço vazio muito grande na parede da sua sala de estar, preencha com um quadro ou uma obra de arte. 

37 - Cortinas

Escolha tecidos leves e soltos eu sejam de seda, linho, organza ou rendas de cores suaves e de tonalidade clara. Evite babados, estampas ou outros detalhes que chamem atenção. Coloque-as próxima ao teto caindo até o chão.

38 - Persianas

Elas ocupam menos espaços que as cortinas de tecidos e são também mais modernas.

39 - Tapetes

Caso tenha imperfeições no chão, utilize tapetes combinando com o estilo de decoração escolhido. 

Escolha um tapete eu seja proporcional ao tamanho da sua sala sem necessitar colocar parte dele debaixo de algum móvel. Na decoração com tapete, alinhe o tapete ao sofá ou poltronas.

40 - Listras dão amplitude

Se desejar tapetes decorados, escolha o eu possuem listras na vertical, isso irá garantir sensação de que sua sala é maior.

41 - Elimine os tapetes

Se o piso estiver perfeito, sem imperfeições, retire da decoração a utilização de tapetes, assim a superfície ficará mais ampla, quanto mais dá pra ver o piso, mais se tem a sensação de que a sala é maior.

42 - Teto 

O teto tem que ser com o mínimo de detalhes, quanto mais simples melhor.

Se tiver rodapé, pinte da mesma que a parede e no teto

43 - Ventiladores

Para salas pequenas, prefira ventiladores de teto, pois ocupa menos espaço. A cor do ventilador deve ser clara e seu design bem simples com luz embutida combinando com o teto.

44 - Vasos

Após decorar todo o ambiente com móveis e paredes com cores claras, chegou a hora de dar cor ao ambiente. 

Prefira os vasos de modelos modernos, de cor mais forte que dará um contraste deixando o ambiente sofisticado. Escolha os vasos mais simples, porém mais modernos. Outra dica é comprar os eu podem ser usados até mesmo sem flores

45 - Acessórios

Você pode ousar nas cores, porém cuidado para não passar do ponto, deixando o ambiente pesado e com sensação de cheio demais. 

46 - Personalidade

Você pode decorar introduzindo peças eu você se identifique e eu tenha sentido pra você. Exemplo: quadros com fotos, obras de arte, etc. 

47 - Almofadas

As almofadas podem ser do estilo que quiser com a facilidade de poder renovar sempre que quiser, devido ao custo baixo, gastando pouco e mantendo conforto a sua sala. Elas têm o poder até de alegrar o ambiente.

48 - Peças e detalhes de metal

As peças de metal e as com detalhes de metal, ajudam a dar elegância ao ambiente.

49 - Iluminação

As pessoas tendem a não se preocupar muito com a iluminação, mas a iluminação refletida em algum lugar específico fica muito bonita. Apesar de a iluminação dar amplitude para sua sala, temos eu tomar cuidado para não exagerar. Nada melhor para sua decoração do que a luz natural durante o dia traz economia de energia e ajuda a refrescar o local. A combinação mais perfeita que existe na hora de decorar: luz, espelhos, vidros e metal. Cria um espaço bem simples e arejado. 

50 - Organização

O maior erro que as pessoas cometem em ambientes pequenos é o exagero de objetos e informações espalhadas, isso causa desconforto visual e sensação de tumultuo. Sempre tire um tempinho para organizar as coisas. Às vezes é só voltar para o lugar certo ou mesmo eliminar de sua sala, vai ajudar bastante a tirar a sensação de desordem. São ótimas para organizar a bagunça e também ótimas para decorar a sua sala. Coisas amontoadas causam péssima impressão, por isso aproveite o custo benefício das caixas organizadoras e coloque ordem em tudo. Uma boa dica de organização e decoração de sala de estar pequena é usar caixas organizadoras.

A gente tem em nossa disposição vários truques até baratos para colocar a sua sala pequena com a impressão de espaçosa, ampla, organizada, moderna, bonita, sofisticada e confortável acima de tudo.

Escolha as Principais dicas de Como Decorar uma Sala Pequena que mais se identifica, faça seu planejamento, e deixe a sua sala pequena bem maior do que ela realmente é, temos certeza que com as dicas acima você conseguirá fazer um trabalho incrível e que vai atender suas expectativas e aproveite.

E então, o que achou? Deixe seu comentário abaixo.

Aqui você encontra

Tudo o que você precisa saber sobre Papel Contact.

Onde Comprar, Exemplos de Paredes, Móveis, Eletrodomésticos, e vários modelos pra você escolher

Se tiver alguma dúvida, fale conosco... será um prazer atender você!

Onde Comprar Papel Contact

Você pode comprar Papel Contact nesta Loja Virtual, são vários modelos pra você escolher